O que é e como funciona o Microsoft Azure?

O que é e como funciona o Microsoft Azure?

Por toda a praticidade e desempenho, a tecnologia da computação em nuvem está sendo cada dia mais utilizada. Sendo assim, essa solução se tornou uma das mais comuns no meio corporativo.

Antes essa tecnologia era vista apenas como uma forma para armazenar arquivos. Por exemplo, ao invés de guardar os documentos em uma pasta no próprio computador, as organizações optam por usar a nuvem, com isso, os arquivos podem ser acessados de qualquer local. Porém, agora, para além disso, essa solução é usada para transformar a produtividade de toda a empresa.

Com toda essa inovação da computação em nuvem, surgiu o Microsoft Azure. Então, pensando na importância de abordar esse tema, preparamos esse conteúdo para que entenda melhor como funciona essa solução.

Boa leitura!

O que é o Microsoft Azure?

O Microsoft Azure, lançado em 2010, é, como o próprio nome sugere, um serviço disponibilizado pela Microsoft. Pois bem, a solução concentra toda a plataforma de computação em nuvem da empresa.

Basicamente, ele oferece a infraestrutura que as organizações precisam para rodar todos os sistemas necessários. E, além disso, disponibiliza ferramentas que contribuem para o aumento da produtividade. Sendo assim, a solução é bem versátil e pode ser usada de acordo com as necessidades de cada negócio.

Uma das suas funções mais úteis é a capacidade de coletar dados. Afinal, ter informações em mãos é primordial para a criação de estratégias assertivas para o crescimento de qualquer organização.

Como funciona a solução?

No geral, existem dois modelos para a assinatura do serviço: pré e pós-pago. O melhor de tudo é que a solução pode ser contratada em módulos, sendo assim, a organização só paga pelas funcionalidades necessárias para o desenvolvimento da empresa.

Como citamos, são diversas as ferramentas que a solução possui. Pensando nisso, selecionamos as principais para que você entenda melhor sobre o serviço ofertado. Veja a seguir:

1. Backup e armazenamento: perder arquivos é um desastre para qualquer empresa. Então, nesse sentido, o Azure é a solução ideal, pois em situações adversas, ele recupera todo o sistema em poucos minutos.

2. Gerenciamento de rede: todo o gerenciamento da rede interna pode ser realizado pelo painel de controle. Com isso, é possível observar, e até mesmo obter insights importantes sobre o sistema.

3. Processos automáticos: com o serviço, é possível automatizar alguns processos. E, como resultado dessa ação, a empresa aumenta a produtividade, visto que os colaboradores não precisarão gastar tempo para a realização de algumas demandas.

4. Streaming: as chamadas de vídeos estão se tornando cada vez mais comuns, ainda mais no momento da pandemia. Sendo assim, o Azure oferece uma ferramenta com uma conexão de qualidade e com processos simples, contribuindo assim, para o contato virtual, seja interno ou externo.

Vale lembrar que essas são apenas algumas das inúmeras funcionalidades do Microsoft Azure.

Conclusão

Ficar por dentro das melhores soluções do mercado é essencial para que consiga se destacar no meio corporativo. Afinal, um bom profissional de TI deve se manter sempre atualizado.

Sendo assim, caso queira ficar por dentro de outros conteúdos importantes para o mundo da tecnologia, basta acessar nosso site agora mesmo.

Estamos te aguardando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.