3 principais certificações Microsoft

As mudanças constantes que envolvem o mercado de trabalho devem levar o profissional a novos patamares de conhecimento. Por isso, novas qualificações são sempre bem-vindas, principalmente quando estamos falando do mercado da Tecnologia da Informação (TI).
São diversas opções de certificados oferecidos nesta área, mas é preciso analisar com cautela os mais indicados de acordo com o seu perfil e, claro, objetivos profissionais.
O que acha de obter uma certificação Microsoft para incrementar o seu currículo? Se você quer saber mais sobre este assunto e conhecer melhor quais as certificações oferecidas, fique com a gente neste post. Vamos falar sobre os três níveis de certificação e indicar três certificações de cada um deles.
Conheça os níveis de certificações Microsoft
É bem simples avaliar os níveis, eles vão do básico ao avançado. Começaremos falando sobre as certificações básicas, com cursos voltados para as pessoas que começam a se interessar pelos fundamentos na área da tecnologia.
- Certificação Azure Fundamentals – é a base para que o profissional entenda sobre o uso da plataforma Azure. Para realizar a prova é preciso ter conhecimentos gerais sobre tecnologia (rede, computação em nuvem, desenvolvimento de aplicativos e outros).
- Certificação Microsoft 365 – aqui é fundamental compreender conceitos relacionados à nuvem e conhecimento no modelo SaaS. Ainda, sobre as opções do Microsoft 365, sua segurança e privacidade.
- Power Platform – Se você já sabe criar um aplicativo de tela simples, um painel do Power BI e também assistentes virtuais com Power Virtual Agents pode desenvolver a prova desta plataforma. Ainda, você precisa saber analisar dados e construir chatbots.
Agora, o segundo nível é destinado às Certificações baseadas em função, com provas que exigem conhecimento mais aprofundado das tecnologias aplicadas. Por isto, para buscar esta certificação, é ideal que o profissional exerça funções específicas no local de trabalho.
- Azure Developer Associate — indicado especificamente para os profissionais que atuam com Azure. Para realizar a prova, é necessário ter pelo menos dois anos de experiência com ele. Ainda, ser especialista em projeto, construção, teste e manutenção de aplicativos e serviços nesta plataforma.
- Power Apps + Dynamics 365 Developer Associate – é destinada aos profissionais que atuam de forma conjunta com o Power Apps e o Dynamics 365.
- Dynamics 365 Sales Functional Consultant Associate – é focada nos consultores funcionais que trabalham diretamente com o Dynamics 365 em suas atividades. Seu objetivo é potencializar às vendas dos profissionais.
As avançadas são as certificações adicionais para técnicas de especialidade. Nessa categoria há necessidade de verificar a especialização necessária referente às funções dos profissionais de TI.
- Azure for SAP Workloads Specialty – é destinada a especialistas, por exemplo, arquiteto ou engenheiro com experiência em Landscapes do sistema SAP. Ainda, precisa ter conhecimentos sobre a migração e operacionalização das soluções SAP para Azure, sobre carga de trabalho e possibilidade de operacionalização desse tipo de arquitetura.
- Microsoft Certified Educator — aqui, o foco são os educadores ou tutores para as provas da Microsoft. A certificação comprova o conhecimento tecnológico e a experiência, que deverá ser levada aos alunos com excelência.
- Microsoft Office Specialist – para obter essa certificação você deve ter habilidades profundas sobre a ferramenta Word, no nível especialista desta solução, com a criação de profissionais para as mais diferentes áreas.
E como funcionam as certificações Microsoft?
O primeiro passo para entender melhor as certificações Microsoft é saber que elas estão divididas em áreas de conhecimento, denominadas de trilhas de certificações pela Microsoft para facilitar que os profissionais de TI optem por àquelas relacionadas a sua área de interesse e atuação. Neste caso, podemos destacar funções específicas como:
- Desenvolvedor;
- Administrador;
- Arquiteto de Soluções;
- Engenheiro de Dados;
- Cientista de Dados;
- Engenheiro de Inteligência Artificial
- Engenheiro de DevOps;
- Engenheiro de segurança da informação e,
- Consultor funcional.
Como você pode se preparar para a certificação?
É normal escutar a palavra prova e ficar com medo, com receio, não é mesmo? Mas com preparação e dedicação, você pode garantir a sua certificação Microsoft. Então, antes de realizar a prova, você deve dominar o produto para o qual quer se certificar. Uma dica é que você participe de cursos específicos com tutores especializados.
Outra sugestão, é focar seus estudos e aprender bem o inglês para poder compreender melhor a ferramenta. Além disso, você deve buscar tecnologias complementares e pesquisar muito sobre as novas tecnologias no mundo da TI.
Sim, é fundamental que você estude para realizar os exames e avance para conseguir as certificações desde o nível iniciante até o mais avançado.
Enfim, seja um profissional certificado e impulsione sua carreira. Conquiste suas certificações Microsoft, elas indicam que a marca testou seus conhecimentos e garante às empresas que você domina a plataforma na qual obteve esta certificação.