Funcionalidades da Microsoft para você ficar por dentro e revolucionar o seu ambiente de trabalho!

Funcionalidades da Microsoft para você ficar por dentro e revolucionar o seu ambiente de trabalho!

Com o fim de 2021 e o começo de mais um ano, tem sido inspirador ver as escolas e organizações avançarem em apenas alguns meses o que, no passado, teria levado anos.

Grande parte das instituições estão adotando e utilizando novas tecnologias digitais, transformando os processos, e principalmente repensando como o trabalho será feito daqui para frente.

Com todas estas transformações, a Microsoft e nós da Pulsefy estamos focados em estudar e analisar como o trabalho está mudando e impactando as equipes por todo o mundo.

Ouvir vocês, nossos parceiros, é muito importante para que possamos priorizar as funcionalidades que irão ajudá-los na adaptação a estas mudanças e a melhoria dos fluxos de trabalho. 

Nos últimos tempos, algumas das principais melhorias requisitadas – como a diminuição de ruído sonoro ao fundo das reuniões – já foram atendidas pela equipe da Microsoft tanto no Teams quanto em outros aplicativos do Microsoft 365.

Outros avanços que podemos citar são: o lançamento antecipado do Microsoft Endpoint Data Loss Preventation e algumas outras funcionalidades do Microsoft 365 para ajudar a tornar mais fácil a continuidade do trabalho logo de onde foi interrompido; acompanhamento de anotações e tarefas muito mais facilmente; esboços de arquitetura de aplicativos do Amazon Web Services (AWS) no Visio para web; dentre outros lançamentos e melhorias.

Confira com mais detalhes a seguir todas estas melhorias e atualizações dos produtos Microsoft!

Teams: novos aplicativos, redução de ruído e mais novidades!

Algumas das melhorias providenciadas pela Microsoft para o Teams foram: disponibilidade do aplicativo de reuniões para diferentes dispositivos; expansão da integração com o Microsoft Forms; novas funcionalidades que permitiram criar aplicativos e bots dentro do próprio Teams de maneira muito mais simples. Confira!

1- Aplicativos: sua experiência com o Teams mais completa e interessante


Normalmente, utilizar um aplicativo durante uma reunião exigia que uma única pessoa compartilhasse a tela enquanto atualizava as tarefas, inseria os lembretes, administrava as solicitações, etc.

As melhorias tornaram possível trazer os recursos de muitos desses aplicativos diretamente para a experiência de reunião para que todos possam interagir. Isso permite que o tempo das equipes seja utilizado de maneira mais produtiva e colaborativa antes, durante e depois das reuniões.

Confira os novos aplicativos para reuniões sempre disponíveis na loja de apps do Teams, incluindo Asana, HireValue, Monday.com, Slido e o Teamflect. Você encontrará também os familiares apps da Microsoft, como o Forms. Se você é um parceiro ou desenvolvedor, saiba mais sobre criar aplicativos para o Teams neste documento.

1_Pulsefy_Teams-Apps

2- Enquetes: reúna rapidamente comentários em reuniões

Enquetes são uma excelente maneira de tornar ouvintes passivos em participantes ativos.

A integração entre o Forms com o Teams traz a possibilidade de adicionar enquetes e pesquisas aos encontros, ajudando na condução de reuniões mais engajantes, informativas e produtivas.

Os responsáveis podem preparar estas enquetes antes das reuniões e lançá-las durante o tempo em que todos estiverem online. A visualização e participação são feitas de uma maneira muito simples e fácil.

Caso esta funcionalidade ainda não esteja disponível para você, atualize o seu aplicativo Teams e adicione o Forms à sua aba de reuniões.

2_Pulsefy_Poll_Multiple-1536x915

3- Remoção de ruídos: reuniões sem ruídos indesejados


A Microsoft já havia permitido a possibilidade de minimização dos barulhos e ruídos ao fundo dos vídeos no Microsoft Stream. Esta mesma tecnologia foi aplicada nas reuniões do Teams!

A supressão em tempo real de ruídos irá ajudar na remoção de barulhos ao fundo das reuniões e apresentações. Isso tornará muito mais fácil ouvir os participantes que estão em locais barulhentos e movimentados. Esta funcionalidade já está disponível para todos os usuários!

4- Automatizão de tarefas: faça isso sem precisar sair do Teams


Uma outra funcionalidade interessante para o ambiente de trabalho é o aplicativo Power Automate.

O app oferece uma experiência de design leve e uma variedade de templates que irão ajudar no começo rápido de contrução de workflows diretamente no app. Isso tornará a automatização de tarefas de rotina no Teams mais rápida e fácil.

Para utilizar, certifique-se de que o Teams esteja atualizado em sua última versão. 


5- Bots de bate-papo inteligentes: criar e implementar bots está mais simples e acessível

Em Setembro de 2020 a Microsoft anunciou um novo Power Apps e um novo aplicativo Power Virtual Agents para o Teams.

Este aplicativo é executado em uma plataforma de dados de baixo código (low code), a Microsoft Dataverse para o Teams. Com isso, desenvolvedores podem criar e implementar aplicativos e bots para equipes de maneira fácil e rápida, com disponibilidade de utilização para todos que se interessarem.

É possível criar aplicativos e bots diretamente no Teams, sem a necessidade de ter que lidar com a configuração de uma cadeia de conexão, gerenciamento de integrações ou com a troca de aplicativos.

O Dataverse para o Teams tornou a logística de tecnologia de back-end de criação e implantação de soluções de processos de negócios mais fácil e simples do que nunca.

Os recursos e funcionalidades integrados de segurança e governança fornecem controle contínuo do acesso a aplicativos, bots e fluxos, bem como a dados importantes e sensíveis.

Encontre e compartilhe informações mais rapidamente

Novas habilidades ajudaram a tornar mais fácil encontrar anotações, capturar e compartilhar conteúdo e retornar/recomeçar de hoje você terminou.

Confira a seguir alguns dos avanços criados pela Microsoft.

1- OneNote: faça referência facilmente às suas anotações

Em Outubro de 2020, a Microsoft anunciou o feed do OneNote para o Outlook na web.

Isso unifica convenientemente suas anotações com o Sticky Notes, páginas recentes do OneNote e até mesmo ao Samsung Notes para que possam ser facilmente consultadas ao escrever um e-mail.

Assim, facilita a referência às anotações ao trabalhar em uma página do OneNote e a captura de novas ideias ao criar uma Sticky Note no seu feed sem precisar sair do OneNote.

O feed do OneNote está disponível no OneNote, OneNote Web, OneNote para Windows 10, Outlook na Web e Outlook.com.

Para utilizar o OneNote, clique no ícone do aplicativo no canto superior direito da janela. Assim, o feed será carregado com as suas anotações e documentos.

One Note_Pulsefy

2- Microsoft Edge: capture e compartilhe conteúdo da internet

Em novembro de 2020, a Microsoft lançou duas novas funcionalidades para ajudar os usuários a serem mais produtivos e a encontrarem informações mais facilmente.

Primeiramente veio a captura de tela no Microsoft Edge, que permite a fácil captura e marcação de contéudo da internet, e também a possibilidade de salvar ou compartilhar. De uma maneira muito simples marque e selecione o que você quer capturar mesmo se você precisar rolar a página.

Em seguida, a Microsoft adicionou novidades e notícias das suas fontes preferidas na sessão “Meu Feed” da sua aba empresarial.

Esse feed personalizável acompanha seu conteúdo do Office 365 e foi projetado para mantê-lo conectado às informações mais relevantes para seu setor ou sua empresa.

3- OneDrive para iOS: retome rapidamente de onde parou nos arquivos recentes

Uma nova experiência no aplicativo mobile do OneDrive para iOs premite retomar rapidamente de onde o trabalho foi interrompido nos arquivos recentes e a redescobrir facilmente o que foi feito no passado.

Além disso, também há a possibilidade de adicionar um widget (ou ícone) do OneDrive à tela inicial do iPhone que exibirá memórias fotográficas registradas neste dia em anos anteriores.

É possível ver os arquivos recentes e a ‘foto do dia’ logo ao abrir o app do OneDrive.

Para utilizar, atualize seu aplicativo OneDrive para iOS.

4- One Drive com compartilhamento com família e grupos

O OneDrive sempre tornou fácil o compartilhamento de documentos, fotos, vídeos, álbuns e pastas. Mas até recentemente, para compartilhar com um grupo específico de pessoas era necessário digitar o nome de todos, um a um.

A Microsoft simplificou todo o processo criando o compartilhamento com família e amigos com somente um clique.

É preciso apenas predefinir seus grupos de família e amigos. Depois, você consegue compartilhar fotos, álbuns ou um documento importante com todos eles em um clique.

O compartilhamento com grupos e família está disponível no OneDrive Web e incluso em todos os planos gratuitos e pagos do OneDrive, bem como no Microsoft 365 Personal e Family.

5- Narração de documentos do Office: ouça seus docs nos telefones Android

Ao longo de um dia corrido, às vezes é mais fácil ouvir um documento sendo narrado em voz alta do que ter que lê-lo.

Com o ReadAloud, agora é possível ouvir a narração dos seus documentos no Word dos telefones Android e no Word dos aplicativos Office para Android.

Novas vozes oferecerem uma experiência mais natural e prazerosa.  É possível facilmente pausar e retomar uma narração e também ajustar a velocidade da voz.

Para utilizar, abra o Word ou o aplicativo Office no celular com Android, vá para a aba “Revisão” e então clique em ReadAloud.

6- Yammer: receba as notificações no seu feed de atividades do Teams

A Microsoft lançou também várias novas funcionalidades para o Yammer.

É possível receber notificações de anúncios e menções diretamente no feed de atividades do Microsoft Teams para quem tiver o aplicativo Comunidades instalado.

A Microsoft também atualizou a experiência na aba do Yammer para o Teams que permite algumas ações avançadas como fixar (pin), utilizar fotos como capa, eventos ao vivo, e mais.  

Foi lançado também o suporte para Yammer Q&A no Microsoft Productivity Score, um guia interativo para tirar o máximo proveito do Yammer e uma experiência atualizada para tópicos e hashtags no Yammer.

Evite a perda de dados e esquematize suas soluções de TI.

Novos recursos facilitam a prevenção de perda de dados em endpoints e esboçam soluções de TI baseadas no ASW. Confira!

1- Proteja informações confidenciais em seus endpoints

Em julho de 2020 a Microsoft anunciou a pré-visualização pública do Microsoft Endpoint DLP, que estende os recursos de proteção de dados aos dispositivos.

Agora com disponibilidade geral, o Endpoint DLP permite que as organizações imponham políticas que identifiquem e impeçam o compartilhamento, a transferência ou o uso arriscado e inadequado de informações confidenciais de forma consistente na nuvem, no local e nos endpoints.

Também foram adicionado novos recursos a partir de uma pré-visualização pública baseada nos feedbacks do clientes. Funcionalidades como: adicionar ações de execução e sensibilidade baseada na localização; um novo painel (dashboard) no centro de compliance do Microsoft 365 para gerenciar notificaçõs de DLP; etc.

Assista a este vídeo ou visite esta documentação para saber mais.

2- Desenhe sua arquitetura do Amazon Web Services (AWS) no Visio para a Web

Diagramas são uma excelente forma de os arquitetos de nuvem visualizarem o design, o desenvolvimento e a topologia das soluções de TI criadas no AWS.

A Microsoft adicionou um suporte para criar diagramas do AWS para várias topologias e interações de serviço no Visio para a Web.

Mais de 400 formas estão disponíveis para ajudar os arquitetos a redesenhar os diagramas de infraestrutura já existentes, conceituar a arquitetura de aplicativos ou visualizar o atual estado do seu ambiente de nuvem e planejar o futuro.

Para utilizar de maneira fácil, a Microsoft disponibiliza alguns diagramas iniciais usando vários serviços do AWS. Acesse a página inicial do aplicativo Visio para a Web e selecione seu modelo de diagrama favorito para começar a visualizar rapidamente sua infraestrutura do AWS.

SAP SIOS

À medida que as organizações migram para um local de trabalho híbrido e mais sustentável, a Microsoft está comprometida em desenvolver tecnologias que ajudem seus funcionários e equipes a alcançarem o sucesso.

Desde a criação de aplicativos de baixo código diretamente no Teams a novos recursos de Inteligência Artificial para ajudar no gerenciamento de tarefas com mais facilidade, todas essas atualizações visam permitir que os times e equipes colaborem de maneira produtiva e segura de qualquer lugar.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus time e colegas de trabalho para que todos possam saber mais sobre as diversas funcionalidades dos softwares e aplicativos da Microsoft. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o time da Pulsefy. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *