Conheça os principais serviços do Microsoft Azure

Conheça os principais serviços do Microsoft Azure

Obtendo um grande crescimento ao decorrer dos anos, o cloud computing ou computação em nuvem evoluiu imensamente nos últimos anos. A tecnologia que antes apenas servia para armazenamento remoto de arquivos, atualmente expandiu para o modelo principal de produtividade nas empresas.

Se posicionando no centro dessa evolução, existem os serviços que possibilitam a utilização de estratégias de nuvem nas empresas, como o Microsoft Azure. Explicaremos neste artigo como essa tecnologia funciona e quais seus principais serviços.

Entendendo o que é o Microsoft Azure

De forma breve, o Azure concentra toda a plataforma de nuvem da própria Microsoft, o que vai desde a sua infraestrutura de cloud computing utilizada na hospedagem de sistemas de organizações até ferramentas que procuram otimizar processos empresariais.

Qual sua utilidade?

Para utilizar os serviços do Microsoft Azure, é preciso aderir a uma assinatura, que permite a utilização dos data centers da Microsoft por todo o mundo, necessitando que o departamento de T.I da empresa que assinou implemente o acesso remoto.

O serviço possui diversas utilidades, podendo ser usado para desenvolver soluções tecnológicas e aplicativos, sejam eles com a finalidade de melhorar o desempenho de processos internos empresariais ou de fornecer novas soluções para os clientes.

Principais serviços

Agora que você conseguiu compreender a utilidade do Azure, é importante listar os principais serviços que ele dispõe para sua empresa e como eles podem trazer benefícios. Veja abaixo:

Gerenciamento de rede

Realizar operações centralizadas no Microsoft Azure permitem com que o gerenciamento da rede interna seja realizado a partir do painel de controle, permitindo o monitoramento, realização de diagnósticos e obtenção de informações sobre a integridade do sistema.

Máquinas virtuais

No Azure é possível utilizar diversas máquinas virtuais na gestão do negócio. As máquinas virtuais são sistemas operacionais que funcionam como se fossem computadores, porém sendo armazenadas completamente na nuvem.

Aplicações na nuvem

Da mesma forma que se possibilita utilizar diversas máquinas virtuais, o Azure pode ser utilizado como uma plataforma de softwares, utilizando aplicações em nuvem que otimizam processos internos e auxiliam a integração de departamentos.

Análise de dados

Recursos de machine learning e IA (Inteligência Artificial) também podem ser utilizados no Azure. Implementar essas tecnologias na sua empresa otimiza a análise de dados com a entrega de informações mais precisas e com menores chances de erros.

O uso das inteligências artificiais para a automação de processos auxilia na redução de custos e de tempo nas atividades, já que a IA interpreta de forma automática os indicadores de desempenho.

Como podemos ver, os serviços que o Microsoft Azure oferece podem contribuir e muito para o sucesso de uma empresa. Com a possibilidade de utilizar os seus serviços em qualquer lugar do mundo, ter conhecimento nessa ferramenta é algo que muitas empresas acabam desejando nos profissionais de T.I.

Se você é profissional na área e deseja expandir os seus conhecimentos e se destacar no mercado, é importante contar com um certificação do Microsoft Azure. Veja mais sobre isso em nosso site.

Gostou do conteúdo? Acesse mais artigos como este em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.