Fundamentos de Segurança, Conformidade e Identidade: saiba tudo sobre eles!

Fundamentos de Segurança, Conformidade e Identidade: saiba tudo sobre eles!

A segurança é uma das maiores preocupações entre as organizações hoje em dia. O cenário da ameaça cibernética tem se tornado cada vez mais desafiador. As violações de segurança são mais frequentes e os hackers sofisticados estão colocando novos e difíceis desafios para os profissionais de segurança.

Dessa maneira, a segurança, conformidade e gerenciamento de identidade são essenciais para proteger sua rede contra ameaças cibernéticas e, ao mesmo tempo, manter o acesso do usuário controlado e auditável.

Este texto ajudará você a entender o significado desses conceitos, como eles são usados em um contexto comercial e como você pode implementá-los em sua própria organização.

O que é Segurança?

A segurança tem tudo a ver com a proteção dos dados sensíveis e sistemas críticos de sua organização contra acesso não autorizado e uso indevido.

A fim de garantir a segurança, as organizações frequentemente adotam certas práticas e procedimentos de segurança, como o uso de redes seguras, criptografia de dados, monitoramento da atividade da rede, e assim por diante.

Todas estas práticas de segurança visam proteger a confidencialidade, integridade e disponibilidade de seus dados e sistemas. A confidencialidade tem a ver com manter os dados privados e impedir o acesso não autorizado às informações.

Assim sendo, as organizações frequentemente usam a criptografia como uma das formas de alcançar a confidencialidade. Integridade é a preservação da precisão e funcionalidade dos dados e sistemas.

Você pode garantir a integridade de seus dados usando sistemas de validação, como o uso de um software de controle de acesso que valida as identidades e autorizações dos usuários.

A disponibilidade consiste em garantir o acesso oportuno e ininterrupto aos sistemas e dados. Você pode alcançar a disponibilidade de seus sistemas com um plano de recuperação de desastres (DR) apropriado.

O que é Conformidade?

A conformidade é tudo aquilo que diz respeito sobre o cumprimento de regulamentos e normas que são colocados em prática por setores organizacionais e governamentais.

As organizações frequentemente têm que cumprir não somente as regulamentações específicas de cada país, mas também as regulamentações que se aplicam a um setor específico.

Embora o número de regulamentações de conformidade tenha aumentado, também é importante entender que muitas organizações têm suas próprias exigências internas de conformidade.

Dessa maneira, a conformidade é importante porque ajuda a proteger contra multas e penalidades. Entretanto, também pode auxiliar na reputação de uma organização. Todas elas querem manter uma boa reputação, e a conformidade pode ajudar a garantir que isso aconteça.

O que é Gerenciamento de Identidade?

A gestão da identidade é a administração dos dados dos usuários e do acesso aos sistemas e informações. É um dos componentes mais importantes de segurança, conformidade e gerenciamento de identidade.

Desse modo, o gerenciamento de identidade envolve a verificação de contas, autenticação, autorização e auditoria de usuários.

O gerenciamento centralizado de identidade pode ser usado para controlar o acesso aos sistemas, dados e aplicações e para gerenciar as identidades dos usuários. Como tal, esse processo pode ajudá-lo a atingir a conformidade, pois permite que você rastreie as identidades dos usuários e gerencie o acesso dos mesmos.

Por que é tão importante?

A gestão da identidade é importante por várias razões. Ela melhora a colaboração e a produtividade dentro das organizações, porque elimina a necessidade de os funcionários se lembrarem de uma infinidade de detalhes de login para vários sistemas.

Além disso, ajuda essas mesmas organizações a controlar o acesso às informações confidenciais, permitindo aos administradores definir e aplicar políticas de senha fortes e gerenciar as contas dos usuários.

Também reduz o risco de violação de dados, já que os sistemas centralizados de gerenciamento de identidade podem impedir que usuários maliciosos acessem dados sensíveis.

Também reduz a carga administrativa dos administradores, automatizando e simplificando muitas tarefas administrativas. Por fim, reduz o tempo que os funcionários gastam logando nos sistemas, já que eles lembram, automaticamente, as credenciais dos usuários, armazenando-as com segurança.

Como conseguir uma melhor gestão de identidade?

Você pode conseguir uma melhor gestão de identidade investindo em um sistema centralizado. Ele fornece uma única fonte para identidades de usuários, autenticação e autorização.

É indicada a contratação de uma empresa de consultoria para ajudá-lo a projetar e implementar um sistema de gerenciamento de identidade. Também é possível usar uma tecnologia existente, como uma solução de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), para ajudá-lo no processo.

Conclusão

Interessou-se por esse assunto e deseja conhecer outros temas sobre tecnologia? Então confira os conteúdos disponíveis no nosso blog!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *