A importância do Excel no mercado de trabalho

A importância do Excel no mercado de trabalho

Sendo uma das ferramentas mais essenciais nas empresas, o Excel apresenta várias formas de otimizar tarefas e processos internos, aumentando a produtividade e o controle de informações.

Por que ele é tão importante?

Devido a sua grande versatilidade, com a utilização do Excel é possível realizar tarefas que vão desde a gestão financeira até o controle de estoque de um negócio.

Mesmo com as transformações digitais que trouxeram alternativas para automatizar esses processos, muitas empresas ainda optam pelo Excel pela capacidade de poder fazer várias ações em apenas um software.

Com uma linguagem praticamente universal, analisar dados e relatórios pelo software é muito melhor principalmente se diversos colaboradores precisam realizar alterações, evitando confusões que possam ser causadas por outras ferramentas.

Para você que deseja obter destaque profissional, sem dúvidas que conhecer bem o software é um diferencial que muitas empresas ainda procuram.

Usos do Excel no ambiente profissional

Como mencionamos anteriormente, a versatilidade que a ferramenta possui faz com que ela possa ser utilizada em estratégias e controles de diversos departamentos, sendo alguns de seus usos mais comuns:

Utilidade no setor financeiro

Onde o Excel é principalmente adotado, nos departamentos financeiros empresariais é possível utilizá-lo para controlar os pagamentos, transações e recebimentos, elaborando um completo fluxo de caixa para monitorar todas as entradas e saídas.

Otimização do setor logístico

Em uma logística empresarial, todos os dados precisam estar perfeitamente registrados para evitar erros que podem ser gravemente prejudiciais.

Utilizando o Excel, é possível controlar o estoque e criar relatórios, assim como categorizar e registrar todos os fornecedores e datas de recebimento de mercadorias.

Dessa forma, com a utilização dessa ferramenta se torna possível otimizar toda a logística de uma empresa e evitar imprevistos que poderiam ocorrer sem o devido monitoramento e gestão de estoque.

Controle de dados empresariais

Desde os dados dos funcionários, cadastros de senhas e até mesmo informações dos clientes, com o software é possível registrar e controlar todos esses dados que são extremamente importantes, evitando com que tudo se perca.

Até mesmo para métricas de desempenho, é possível que tudo seja feito pelo Excel, que disponibiliza até mesmo ferramentas para a criação de gráficos, que ajudam e muito na mensuração de dados.

Para concluir

Por todas as questões citadas, o Excel é tão utilizado pelas empresas que muitas vezes não é nem considerado um diferencial, mas sim um pré-requisito principalmente no departamento financeiro.

Não tenha dúvidas que muitos dos seus concorrentes nos processos seletivos possuem a ciência disso, necessitando que você procure se capacitar no software para poder mostrar um maior domínio e então obter destaque nos processos seletivos.

A própria Microsoft disponibiliza uma certificação chamada Microsoft Office Specialist, que garante muito mais chances de contratação para aqueles que o possuem, podendo até diferenciar na remuneração já que é um certificado da própria criadora do software.

Com a Pulsefy você consegue realizar um curso preparatório 100% online, que irá te transformar em um profissional com certificação da Microsoft, garantindo que você obtenha uma carreira próspera e crescente.

Gostou do conteúdo? Dê uma olhada em nosso blog para mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.