9 dicas de PowerPoint para deixar sua apresentação mais atrativa

9 dicas de PowerPoint para deixar sua apresentação mais atrativa

PowerPoint é um dos softwares de apresentação mais amplamente utilizados. Ele se tornou uma parte essencial da comunicação e colaboração empresarial.

Dessa maneira, uma apresentação bem estruturada, organizada, simples e eficaz em PowerPoint pode deixar um forte impacto. Ela pode ajudá-lo a levar sua mensagem para o público-alvo com clareza e rapidez.

Entretanto, a maioria das pessoas a utiliza apenas para exibir slides preenchidos com texto e imagens, tornando o conteúdo desinteressante e difícil de entender. Se você também estiver preso a apresentações monótonas, aqui estão algumas dicas úteis para tornar sua apresentação em PowerPoint mais atraente!

Faça seu ponto de vista com uma introdução cativante e envolvente

Os primeiros segundos de sua apresentação servem como uma porta de entrada para seu público, por isso devem ser cativantes e envolventes o suficiente para manter as pessoas interessadas.

Se você tem o hábito de abrir suas apresentações com uma declaração enfadonha, então pode esperar que seu público perca o interesse e desvie o olhar dentro de poucos segundos.

Dessa forma, a fim de tornar sua apresentação cativante, você pode recorrer às seguintes dicas eficazes:

Use uma linha de abertura que chame a atenção

A linha de abertura de sua apresentação estabelece o tom para o resto de sua dissertação. Para torná-la mais interessante, tente usar uma declaração que chame a atenção ou uma pergunta.

Use uma forte linha de história

Uma história é a melhor maneira de atrair seu público para sua apresentação. Ela pode tornar as pessoas mais curiosas e ansiosas para saber do que se trata o decorrer do relato. Se você não é um contador de histórias por profissão, você pode sempre usar uma história impactante para fazer valer seu ponto de vista.

Faça seu público sentir algo

Quando você usa uma palavra ou imagem emocional, isso pode fazer seu público sentir-se impactado, de uma certa maneira. Use isso a seu favor e faça com que seu público sinta algo positivo sobre seu tópico ou produto. Você também pode usar uma declaração emocional para apresentar ou concluir sua apresentação.

Utilizar gráficos eficazes e vibrantes

Uma apresentação em PowerPoint parecerá monótona e entediante se tiver muitos slides pesados de texto. Cada slide deve ter uma imagem ou um gráfico que possa transmitir a mensagem de forma rápida e fácil.

Desse modo, além de fazer a apresentação parecer atraente, o visual também pode contar uma história melhor e envolver o público. Há muitas maneiras de acrescentar detalhes gráficos à sua apresentação, e você pode escolher a melhor de acordo com o tópico, produto e mensagem de sua dissertação.

Assim sendo, aqui estão algumas das dicas eficazes para adicionar mais recursos visuais à sua apresentação em PowerPoint. Sempre use imagens em vez de apenas texto; elas podem transmitir sua mensagem rapidamente, e criam um impacto duradouro em seu público.

Você também pode usar diagramas e gráficos para fazer valer sua opinião. Eles são mais eficazes do que as imagens na transmissão de informações estatísticas. É possível usar desde um gráfico de torta, até os de barras ou um gráfico de linha para transmitir qualquer informação estatística.

Adicione um vídeo para tornar sua apresentação mais interessante. As pessoas respondem melhor aos vídeos, se comparados a imagens e textos. Um videoclipe pode ajudá-lo a transmitir melhor sua mensagem e de uma maneira envolvente.

Por fim, use clip art e imagens de estoque relevantes. Eles são uma maneira eficaz de adicionar visuais à sua apresentação. Você pode usar essas imagens em apresentações relacionadas a negócios e finanças.

Manter o texto a um nível mínimo e usar elementos visuais em seu lugar

O principal objetivo de usar uma apresentação em PowerPoint é transmitir informações, certo? Então, por que você usa muitas palavras em seus slides? Lembre-se, uma apresentação em PowerPoint não tem nada a ver com escrever um livro ou um artigo.

Trata-se de apresentar suas informações de uma forma que seja fácil de entender. Se você tiver muitas palavras em seus slides de apresentação, isso deixará seu público confuso. Portanto, se você tem o hábito de usar demasiadas palavras em seus slides, é hora de mudar a estratégia.

Como discutido acima, você pode usar imagens, gráficos, diagramas ou um videoclipe para transmitir melhor sua mensagem. Geralmente, essas possibilidades transmitem a mensagem de uma maneira muito mais clara, tornando a apresentação muito mais organizada e fácil de acompanhar.

Organize seus slides e screen prints de uma forma lógica

Criar uma apresentação atraente não é suficiente; você também tem que se certificar de que seus slides e suas impressões de tela estejam organizados de forma lógica. O fluxo de sua apresentação tem que ser consistente em todos os slides.

Dessa maneira, tenha em mente seu tópico de apresentação, certificando-se de que todos os seus slides tenham uma conexão com o tópico principal. Cada slide deve ter um propósito específico, e eles devem agregar valor ao seu tópico principal.

Não deixe de utilizar a regra de hierarquia de informações. Você pode facilmente fazer com que sua apresentação pareça mais organizada, usando essa regra. Ela sugere que você deve usar as informações mais importantes na parte superior do slide e as informações menos importantes na parte inferior.

E sempre adicione um slide de título. Ele é o primeiro chamariz de sua apresentação. Aqui, você pode escrever o título de sua apresentação, ou também, pode usar uma figura ou gráfico para representar seu tópico.

Não se esqueça de adicionar animação em sua apresentação

Adicionar animação em sua apresentação a tornará mais atraente e envolvente. Você pode usá-la para destacar certos pontos, tornar seu conteúdo mais interessante e vincular diferentes seções de sua dissertação.

Elas são ideais para destacar um ponto importante, além de possibilitar o uso de transições para vincular diferentes seções de sua apresentação. Além disso, elas podem acrescentar humor ao assunto abordado.

Adicionar uma chamada à ação no final da apresentação

Uma vez terminada sua dissertação, qual é o próximo passo? Você espera que seu público compre imediatamente seu produto ou serviço? Você está fazendo uma oferta a seus clientes? Você está tentando fazer com que seu público se inscreva em sua lista de discussão?

Se sim, então deve adicionar uma chamada para a ação no final de sua apresentação, utilizando um CTA atraente. Você pode usar uma poderosa declaração de encerramento, fazer uma pergunta ou dar uma sugestão.

Qualquer que seja o método escolhido, certifique-se de que seja atraente o suficiente para fazer com que seu público dê o próximo passo.

Gostou desse conteúdo? Então fique por dentro das novidades, acessando os textos do nosso blog!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *