5 dicas úteis e simples para impressionar no Excel

5 dicas úteis e simples para impressionar no Excel

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, de modo que é importante que você tenha habilidades e conhecimento relevantes para a vaga que procura para se destacar dos outros candidatos.

Uma ferramenta usada por muitas empresas é o Excel, utilizado para fazer planilhas e arquivos semelhantes, é muito útil na rotina empresarial e administrativa, principalmente para o financeiro.

Conheça hard skills que todo profissional precisa ter

Neste texto você vai aprender 4 dicas úteis e simples para impressionar no Excel.

Confira.

Para que serve o Excel

O Excel, o editor de planilhas do pacote Office, possui vários recursos que facilitam o cotidiano de pessoas e empresa. Com vários recursos, como funções e fórmulas, é muito versátil e não possui apenas uma forma de utilização.

Com o Excel é possível fazer controles, tabelas, cálculos, gráficos, lista em ordem alfabética, números em ordem decrescente ou crescente, entre outras funções.

Em níveis avançados é possível até fazer programação e softwares.

Desta forma, ajuda na organização e interpretação de dados sendo útil para empresas, desde pequenas e médias até grandes multinacionais. Aprender a utilizar o Excel é essencial para você conseguir um emprego.

Dicas para impressionar com o Excel

Seleção avançada

Permite localizar rapidamente termos ou itens através do recurso “Localizar”, assim é possível editar vários dados de forma simultânea e rápida.

Primeiro passo: Marcar a tabela com os dados que você deseja buscar e selecionar, na “página inicial” escolher a opção “Localizar e Selecionar” e após assinalar “Localizar …”.

Segundo passo: Em “Localizar e Substituir” inserir o termo desejado e pressionar “Localizar tudo” ou “Localizar próximo” (caso deseje localizar individualmente).

Terceiro passo: Selecionar um dos itens e pressionar “Ctrl + A” para seleção simultânea. Após, pressionar “Fechar”.

Quarto passo: Agora, basta destacar, copiar ou apagar os itens desejados de forma simultânea.

Fixação de células

Em vários casos para copiar o argumento entre células é necessário fixar tal argumento. Para isto insira o símbolo “$” antes da letra da coluna e do número da linha. Ou então, selecione a célula e pressione a tecla F4.

Alternar rapidamente diferentes arquivos do Excel

É comum no dia a dia usar várias planilhas, para alternar entre os arquivos de forma mais rápida é possível usar o atalho “Ctrl + Tab”, que também pode ser usado em navegadores para alternar abas.

Abrir vários arquivos do Excel de uma única vez

Abrir arquivos do Excel de uma única vez pode ser mais fácil do que a feita manualmente. Após selecionar os arquivos que você deseja abrir pressione a tecla “Enter” para abri-los de forma simultânea e muito mais rápida.

Criar um novo menu de atalho

Esta é imperdível.

O Microsoft Excel vem em sua versão original configurado com apenas 3 atalhos em seu menu superior. Mas, é possível criar mais atalhos, como “Copiar” ou “Recortar”. Confira como através dos passos a seguir.

Na aba “Arquivo”, selecionar “Opções” e após “Barra de ferramentas de acesso rápido” adicionar “Copiar” e “Recortar”, ou o atalho que você deseja, e os atalhos aparecerão no menu superior.

Acesse para conhecer nossos cursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.