5 dicas de ouro para valorizar o seu currículo

5 dicas de ouro para valorizar o seu currículo

Na atualidade, o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, e para se destacar é preciso estar pronto para não perder as oportunidades. Assim, é importante estar preparado, principalmente em relação ao currículo.

Este quesito em potencial se torna uma ótima ferramenta para conseguir a atenção de um recrutador, além de ser um meio importante para as entrevistas e possíveis empregos, quando bem estruturado influencia bastante a conseguir atingir seus alvos e se destacar.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para melhorar ainda mais o seu currículo. Confira!

1. Seja objetivo

Em geral, muitas pessoas acreditam que em um currículo apenas deve ter conteúdo para preenchê-lo, porém, é muito importante ser objetivo e dar prioridade às informações essenciais.

Ou seja, se atente às suas habilidades e experiência da maneira mais clara possível, sem aquela “encheção de linguiça”, pois muitos recrutadores não são a favor dessa prática, geralmente, ótimos currículos, podem variar entre uma ou duas páginas.

Vale lembrar que se deve ter atenção quanto à escrita. É recomendável ler algumas vezes para evitar erros ortográficos.

2. Opte por aspecto simples

Ainda mais, algo que pode passar uma imagem ruim é não formatar o documento de uma maneira que a leitura se torne agradável, como, por exemplo, inserir muitos adereços a borda, letras difíceis de ler, sombras, entre outros.

Nesse caso, a falta de ajustes, assim como o excesso, pode passar uma imagem prejudicial, fazendo a objetividade e a simplicidade serem ótimos aliados nesse momento. Vale destacar, que para colocar imagem no currículo, a resolução precisa ser de ótima qualidade.

3. Informe sua formação

Após informar os dados pessoais, é o momento de descrever as suas formações, um dos quesitos que mais chamam a atenção do avaliador. A capacidade educacional influencia bastante, e no currículo deve estar detalhada, indicando os cursos realizados, dados, nomes das instituições, etc.

Quanto às experiências mais recentes, vale destacar qual o cargo ocupado, nome da empresa, além dos desafios e objetivos alcançados dentro da instituição.

4. Descreva suas habilidades e atividades extracurriculares

Este item pode ajudar bastante àqueles que estão começando no mercado de trabalho e ainda não possuem muitas experiências profissionais. Assim, é possível inserir alguns quesitos, como:

  • – Palestras;
  • – Cursos de curta duração;
  • – Viagens e intercâmbios;
  • – Outras qualificações.

5. Seja verdadeiro

Por fim, porém, não menos importante: seja verdadeiro em todo o seu currículo, pois, modificar os fatos pode ser uma prática que trará prejuízos, já que a empresa pode exigir as experiências descritas, e você não tê-las.

Conclusão

Em síntese, um currículo bem elaborado pode influenciar bastante na decisão de um avaliador, por isso, é importante desenvolver algo que o fará se destacar entre os concorrentes e na empresa.

Além disso, para ganhar mais espaço, uma ótima opção é investir em cursos profissionalizantes, que darão mais experiências e capacidade para atuar em qualquer cargo ofertado.

Gostou do nosso post? Continue conosco, lendo outro artigo nosso blog, assim fique por dentro do assunto e dicas de cursos preparatórios que podem somar ao seu currículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.