5 dicas de ouro para valorizar o seu currículo

Na atualidade, o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, e para se destacar é preciso estar pronto para não perder as oportunidades. Assim, é importante estar preparado, principalmente em relação ao currículo.
Este quesito em potencial se torna uma ótima ferramenta para conseguir a atenção de um recrutador, além de ser um meio importante para as entrevistas e possíveis empregos, quando bem estruturado influencia bastante a conseguir atingir seus alvos e se destacar.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para melhorar ainda mais o seu currículo. Confira!
1. Seja objetivo
Em geral, muitas pessoas acreditam que em um currículo apenas deve ter conteúdo para preenchê-lo, porém, é muito importante ser objetivo e dar prioridade às informações essenciais.
Ou seja, se atente às suas habilidades e experiência da maneira mais clara possível, sem aquela “encheção de linguiça”, pois muitos recrutadores não são a favor dessa prática, geralmente, ótimos currículos, podem variar entre uma ou duas páginas.
Vale lembrar que se deve ter atenção quanto à escrita. É recomendável ler algumas vezes para evitar erros ortográficos.
2. Opte por aspecto simples
Ainda mais, algo que pode passar uma imagem ruim é não formatar o documento de uma maneira que a leitura se torne agradável, como, por exemplo, inserir muitos adereços a borda, letras difíceis de ler, sombras, entre outros.
Nesse caso, a falta de ajustes, assim como o excesso, pode passar uma imagem prejudicial, fazendo a objetividade e a simplicidade serem ótimos aliados nesse momento. Vale destacar, que para colocar imagem no currículo, a resolução precisa ser de ótima qualidade.
3. Informe sua formação
Após informar os dados pessoais, é o momento de descrever as suas formações, um dos quesitos que mais chamam a atenção do avaliador. A capacidade educacional influencia bastante, e no currículo deve estar detalhada, indicando os cursos realizados, dados, nomes das instituições, etc.
Quanto às experiências mais recentes, vale destacar qual o cargo ocupado, nome da empresa, além dos desafios e objetivos alcançados dentro da instituição.
4. Descreva suas habilidades e atividades extracurriculares
Este item pode ajudar bastante àqueles que estão começando no mercado de trabalho e ainda não possuem muitas experiências profissionais. Assim, é possível inserir alguns quesitos, como:
- – Palestras;
- – Cursos de curta duração;
- – Viagens e intercâmbios;
- – Outras qualificações.
5. Seja verdadeiro
Por fim, porém, não menos importante: seja verdadeiro em todo o seu currículo, pois, modificar os fatos pode ser uma prática que trará prejuízos, já que a empresa pode exigir as experiências descritas, e você não tê-las.
Conclusão
Em síntese, um currículo bem elaborado pode influenciar bastante na decisão de um avaliador, por isso, é importante desenvolver algo que o fará se destacar entre os concorrentes e na empresa.
Além disso, para ganhar mais espaço, uma ótima opção é investir em cursos profissionalizantes, que darão mais experiências e capacidade para atuar em qualquer cargo ofertado.
Gostou do nosso post? Continue conosco, lendo outro artigo nosso blog, assim fique por dentro do assunto e dicas de cursos preparatórios que podem somar ao seu currículo.