Soluções de Trabalho Híbrido: novas possibilidades com o PC na Nuvem do Windows 365

Soluções de Trabalho Híbrido: novas possibilidades com o PC na Nuvem do Windows 365

Com algumas regiões do mundo já superando e avançando frente aos desafios impostos pela pandemia nos últimos tempos, temos visto uma novo modelo de trabalho emergir. Organizações de todos os lugares tem se transformado através da utilização de processos virtuais e colaborações remotamente.

Conforme as pessoas vão se iniciando no mundo do trabalho híbrido – com o retorno ao escritório, continuidade do home office ou uma mistura dos dois – tudo será diferente novamente. A possibilidade e a capacidade de trabalhar quando, como e onde for necessário tornou-se o que é chamado de “o novo normal”.

Todos os colaboradores querem uma tecnologia que é familiar a eles, de fácil utilização e disponível para vários dispositivos. E, neste mais complexo ambiente de cibersgurança que já vimos, as organizações precisam de soluções que ajudam seus funcionários a colaborar, compartilhar e criar entre si enquanto mantém seus dados protegidos e seguros.

Assim, a Microsoft tem a oportunidade de desenhar ferramentas que irão empoderar este novo mundo de trabalho híbrido com uma nova perspectiva – juntamente com a força e segurança da nuvem. 

Em 2021 foi anunciado pela empresa o Windows 365, uma serviço em nuvem que introduz um novo jeito de utilizar e experienciar o Windows 10 ou Windows 11 para trabalhadores desde estagiários a prestadores de serviços até desenvolvedores de software e designers industriais.

O Windows 365 leva o sistema operacional para o Microsoft Cloud, transmitindo de maneira segurança a completa experiência Windows – incluindo todos os seus aplicativos, dados e configurações – para os dispositivos pessoais e corporativos. Esta abordagem cria uma completa nova categoria de computação, especificamente para o trabalho híbrido: o PC na nuvem. 

Neste artigo vamos compartilhar com você, em 4 tópicos, o por que a Microsoft e nós da Pulsefy achamos que trazer a revolução da nuvem para a computação pessoal será um marco na forma como os clientes trabalharão no futuro. Além das oportunidades que isso criará para nossos parceiros.

1- Utilização em qualquer dispositivo: uma poderosa, personalizada e completa experiência na nuvem 

O recente Índice de Tendências de Trabalho [em inglês] da Microsoft descobriu que 73% dos trabalhadores querem que as opções de trabalho remoto flexíveis continuem. Por outro lado, 67% dizem que, depois da pandemia, querem mais interações e colaborações pessoais.

Isso cria um paradoxo do trabalho híbrido, fazendo com que as organizações de todo o mundo lutem para se conectar e possibilitar aos trabalhadores acesso a recursos de trabalho em casa, no escritório e em todos os pontos intermediários entre estas duas opções.

Assim como a Microsoft adotou a nuvem para outros produtos, a visão para um PC na nuvem do Windows 365 é oferecer e permitir uma nova maneira de experimentar o Windows por meio do poder da nuvem. Ao mesmo tempo em que desafios novos e tradicionais das organizações são solucionados.

Esse novo paradigma não se trata apenas de permitir e proteger o acesso remoto. A experiência do usuário é mais importante do que nunca para atrair e reter talentos, aumentar a produtividade e garantir a segurança.


O PC na nuvem utiliza o seu poder e os recursos do dispositivo para fornecer uma experiência completa, poderosa, simples e segura do Windows 10 ou Windows 11 que você pode usar para capacitar sua força de trabalho, independentemente da localização ou do dispositivo em si.

O Windows 365 oferece uma experiência de inicialização rápida e instantânea que permite aos usuários transmitir todos os seus aplicativos, ferramentas, dados e configurações personalizadas da nuvem para qualquer dispositivo, incluindo Mac, iPad, Linux e Android.

A experiência do Windows é a mesma, independentemente do dispositivo. Você pode continuar de onde parou, porque o estado do seu PC na nuvem permanece o mesmo, mesmo quando há a troca de máquina ou aparelho.

É possível fazer o mesmo trabalho em um laptop no quarto de um hotel, em um tablet no carro entre os compromissos ou em um computador direto do escritório. Os trabalhadores sazonais também podem entrar e sair de acordo com as necessidades do negócio, permitindo que a organização se expanda em períodos de maior movimento sem os complicados desafios logísticos e de segurança da emissão e utilização de um novo hardware.

Além disso, as organizações podem focar em como equipar trabalhadores especializados em funções criativas, analíticas, de engenharia ou científicas que precisam de maior poder de computação e acesso a aplicativos essenciais.  

Microsoft Teams

O Windows 365 fornece suporte a todos os seus aplicativos de negócios: Microsoft 365, Microsoft Dynamics 365, Microsoft Power Platform, e outros mais. Com o 365, a Microsoft cumpre a sua promessa de compatibilidade do aplicativo com a Garantia de Aplicativo. Este serviço ajuda clientes com 150 ou mais usuários a resolverem qualquer problema que possam ocorrer, sem nenhum custo adicional.

PowerPoint

2- Mais simplicidade com as ferramentas já conhecidas

Um dos mais importantes princípios de design do Windows 365 é a simplicidade. É possível escolber o tamanho do PC na nuvem que melhor soluciona as necessidades com pagamento por usuário e mensal.

As organizações têm duas opções de edição que incluem uma oferta baseada em nuvem completa, oferecendo várias configurações do PC na nuvem com base nas necessidades de desempenho: Windows 365 Business e Windows 365 Enterprise.

Para TI, a Microsoft criou o Windows 365 para ser consistente com a forma como os dispositivos físicos são gerenciados até agora. Os PCs na nuvem aparecem ao lado dos dispositivos físicos no Microsoft Endpoint Manager, e é possível aplicar políticas de gerenciamento e segurança a eles da mesma forma que faria com todos os outros dispositivos.

O Windows 365 foi desenvolvido na Área de Trabalho Virtual do Azure, mas simplifica a experiência de virtualização, lidando e resolvendo todos os detalhes. É possível dimensionar o poder de processamento e monitorar o desempenho do PC na nuvem para garantir que os usuários tenham a melhor experiência.

Também foram criadas análises no serviço para observar a integridade da conexão entre as redes e garantir que os usuários do PC na nuvem possam alcançar tudo o que precisam em sua rede para serem produtivos e eficientes.

No painel de Análise do Ponto de Extremidade, há a possíbilidade de identificar facilmente os ambientes de PC na nuvem que não estão atendendo às necessidades de desempenho de algum determinado usuário.

Ademais, é possível não somente obter recomendações, mas também atualizá-las com o toque de um botão, o que é aplicado imediatamente sem perda de ritmo.

O novo serviço Watchdog também executa diagnósticos constantes para ajudar a manter as conexões em funcionamento a todo o tempo. Se uma verificação de diagnóstico falhar, será emitido um alerta e sugestões sobre como corrigir o problema. 

Microsoft Teams 2

Para maior personalização e flexibilidade, especialmente para organizações com experiência em virtualização, recomenda-se a Área de Trabalho Virtual do Azure, que continua a ter uma adoção significativa conforme as organizações modernizam a VDI na nuvem.

Você pode ler mais sobre o aumento de investimentos na Área de Trabalho Virtual do Azure no blog da Tech Community da própria Microsoft. Confira também mais informações sobre a experiência de gerenciamento no blog da Tech Community, comandado por Scott Manchester, Diretor do Windows 365.

3- Segurança na nuvem com a Confiança Zero

Com foco em uma arquitetura de Confiança Zero, o Windows 365 também ajuda a resolver os principais desafios de segurança de hoje por padrão, armazenando e protegendo as informações na nuvem, e não no dispositivo.

A MFA (autenticação multifator) funciona para verificar explicitamente qualquer tentativa de login ou acesso a um PC na nuvem por meio da integração com o Azure AD (Microsoft Azure Active Directory).

E, dentro do Microsoft Endpoint Manager, é possível emparelhar a MFA com políticas de acesso condicional dedicadas do Windows 365 para avaliar o risco de logon instantaneamente em cada sessão.

Foi projeto também as experiências do usuário e do administrador em torno do princípio do acesso com privilégios mínimos. Por exemplo, é permitido delegar permissões específicas, como licenciamento, gerenciamento de dispositivos e de PC na nuvem usando funções específicas, para que não precise de um administrador global.

Pode-se utilizar as linhas de base de segurança no Windows 10, Microsoft Defender para Ponto de Extremidade e Microsoft Edge, assim como seria feito nos dispositivos físicos. Foi criada também uma linha de base de segurança específica para PC na nuvem para ajudar os usuários a começarem rapidamente. 

Se você utilizar o Microsoft Defender para Ponto de Extremidade para proteger seus dispositivos, ele também funcionará perfeitamente com os PCs na nuvem. Você pode usar o Microsoft Endpoint Manager para integrar rapidamente os PCs na nuvem, assim como os outros dispositivos com o Defender para Ponto de Extremidade. Ele não apenas protege os PCs na nuvem, mas também fornece recomendações de segurança para reduzir os riscos e ajuda você a descobrir e investigar rapidamente quaisquer incidentes de segurança.

Finalmente, a encriptação é usada em todas as áreas. Todos os discos gerenciados que executam PCs na nuvem e todo o tráfego de entrada e saída entre a rede e os PCs na nuvem são encriptados. 

4- O Windows 365 cria novas oportunidades para os parceiros

Os desenvolvedores de software independentes poderão continuar a desenvolver aplicativos Windows, e agora, disponibilizá-los na nuvem para alcançarem uma audiência ainda maior. 

O Windows 365 também apresenta novas oportunidades de desenvolvimento, disponibilizando APIs a parceiros, permitindo a eles apresentar suas inovações ao mercado. Acesse este post no blog da Tech Community que destaca as soluções que ISVs como a Nerdio, UKG, Service Now e Net App anunciaram, como suporte a diferentes cenários dos usuários com o Windows 365.

Our customers will look to system integrators and managed service providers to help them get the most out of their entire Windows estate, using the additional services that our partners like Accenture/Avanade, Atos, Crayon, Content and Cloud, Convergent, Coretek, DXC, Glueck & Kanja GAB, Insight, and Netrix continue to bring to market. For small and midsize businesses, partners like Iconic IT LLC, MachineLogic LLC, and Nitec Solutions already support Windows 365 and can assist with additional services. Original equipment manufacturers (OEMs) gain an opportunity to integrate Windows 365 into their broad portfolio of services alongside their devices’ robust features and secure hardware.

Os clientes Microsoft poderão recorrer a integradores de sistemas e fornecedores de serviços geridos para conseguirem tirar o máximo partido de todo o seu patrimônio do Windows.

Isto tudo através da utilização de serviços adicionais que os parceiros Microsoft (como a Accenture/Avanade, Atos, Crayon, Content and Cloud, Convergent, Coretek, DXC, Glueck & Kanja GAB, Insight e Netrix) continuam a trazer para o mercado.

Para as pequenas e médias empresas, parceiros como a Iconic IT LLC, MachineLogic LLC e Nitec Solutions já suportam o Windows 365 e podem ajudar com serviços adicionais.

Os fabricantes de equipamento original (OEMs) ganham também uma oportunidade para integrar o Windows 365 no seu amplo portfólio de serviços, juntamente com as funcionalidades robustas dos seus dispositivos e com o hardware seguro.

O PC na Nuvem representa o próximo grande passo da computação na nuvem que conecta os dispositivos pessoais e a Microsoft Cloud de uma forma nova, poderosa  e inovadora. 

Com o anúncio do Windows 365, a Microsoft convida as organizações, seus colaboradores e parceiros a repensar as experiências com o Windows e com os dispositivos, e a motivar-se para criar novos cenários para os utilizadores em qualquer lugar, reforçando todo o conceito do trabalho híbrido.

Windows Híbrido para um Mundo Híbrido

A Microsoft e nós da Pulsefy estamos muito animados em compartilhar este novo jeito de utilizar e ter a experiência Windows 10 ou 11 (quando disponível) através do poder da nuvem em todos os dispositivos.

Acreditamos que tudo isso irá permitir que todas as organizações e empresas, de todos os tamanhos, a simplicidade e segurança necessárias para implementar as mudanças que seus funcionários precisam para adotar e aceitar o trabalho híbrido.

O Windows 365 já está disponível desde 2 de Agosto e 2021, para organizações de todos os tamanhos. Você também pode aprender mais acessando este site.

Estamos muito felizes por estarmos juntos nesta jornada rumo a uma nova forma de trabalho, e queremos ouvir sobre a sua experiência na adoção do trabalho híbrido e utilização do Windows 365. Conte-nos nos comentários abaixo como tem sido na sua empresa.

Nos vemos no próximo artigo da Pulsefy!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *