Entenda o impacto do Metaverso na tecnologia

Entenda o impacto do Metaverso na tecnologia

Com o desenvolvimento crescente da tecnologia, podemos perceber o quanto as novas ferramentas têm surgido para desenvolver ainda mais o metaverso — que já está presente no mercado e promete ser tendência para o futuro.

E nesse quesito, podemos imaginar alguns impactos importantes a serem analisados no setor da tecnologia, que tende a ser moldado para que o metaverso seja cada vez melhor e mais eficiente.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e veja três impactos importantes do metaverso no setor de tecnologia.

1. IA (Inteligência Artificial)

Podemos começar ressaltando a questão do impacto do metaverso na Inteligência Artificial, já que ela é crucial para a gama de recursos que o metaverso irá oferecer em um futuro bem próximo.

Logo, entendemos que a IA é um pilar importante que está sendo construído dentro do metaverso, e na prática, já podemos ver o processamento de dados que são gerados pelo usuário. Com isso, os modelos de IA vão aparecendo e criando avatares e cenários virtuais para trazer o realismo aos jogadores, participantes e atuantes nesse mundo.

2. Blockchain

Se tratando de tecnologia, sabemos que o blockchain é um elemento extremamente importante para a descentralização e torna-se parte do metaverso, indo muito mais além de um simples conceito associado à criptomoeda ou até mesmo ao bitcoin.

No metaverso, a tecnologia Blockchain promove finanças globalizadas, tokens não fungíveis (NFTs), contratos mais inteligentes e muito mais. Isso nos mostra que o mundo está cada vez mais orientado a processos menos centralizados, tendo também, um fluxo de inovações e até mesmo dinheiro que possibilita o blockchain.

Para citarmos o exemplo do impacto dessa tecnologia no metaverso, basta lembrarmos das famosas marcas Nike e Tesla. Sabe-se que elas já estão comprando espaços dentro de plataformas blockchain, unicamente focadas em experiências.

3. Realidade estendida (XR)

Quando o assunto envolve realidade estendida, sabemos que esse processo acaba envolvendo tecnologias extremamente imersivas, como é o caso da realidade aumentada, 3D em tempo real, realidade mista e, como vimos nos tópicos anteriores, a realidade virtual.

Falando do metaverso, a realidade estendida é basicamente a fusão dos mundos físico e digital através de fones de ouvido e outros tipos de equipamentos. Dessa forma, será possível dispormos da tecnologia — como computadores e celulares mais modernos — para interagir nesse mundo com o uso de avatares, marcas etc.

Dessa maneira, marcas e empresas vão poder usar a realidade aumentada e mista, levando o conteúdo digital para o mundo real, mudando completamente a forma em que as pessoas interagem com tudo: games, produtos, serviços, marcas agora com novas experiências.

Gostou desse artigo? Conforme vimos, o metaverso está em constante crescimento no mercado atual, e com certeza irá dispor cada vez mais da tecnologia para se desenvolver. Por esse motivo, é crucial acompanhar as tendências, manter-se sempre atualizado e investir em novos conhecimentos para não ficar para trás.

Se você deseja ampliar o seu conhecimento sobre o assunto, visite agora mesmo o nosso blog e confira outros conteúdos relacionados ao tema.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *