3 tendências na área de tecnologia

3 tendências na área de tecnologia

Em geral, devido ao crescente desenvolvimento da modernidade, podemos perceber o surgimento de diversas tendências tecnológicas, devido ao sucesso de seu uso e das otimizações que as ferramentas e programas acabam oferecendo ao mercado. Sendo assim, é possível analisar tendências, e para 2022, já temos alguns processos que continuarão sendo demandados.

Quer saber quais são? Continue lendo o nosso artigo e veja 3 tendências tecnológicas para 2022.

1. Segurança da Informação

Nos últimos anos, vimos inúmeros problemas com relação ao vazamento de dados por parte de grandes empresas no mercado. Quando isso ocorre, a autoridade e credibilidade de uma marca vai por água abaixo, sobretudo por demonstrar que houve falta de reforço na segurança da rede.

Não é de se esperar que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) se instaurou nos dois últimos anos, a fim de conter esses problemas, fiscalizar empresas que trabalham com dados e penalizá-las quando o tratamento dessas informações não estiver sendo realizado de maneira imposta pelas normas dessa lei.

Por esse motivo, percebemos que a Segurança da Informação está em alta em 2022 e os negócios devem criar, continuamente, meios para garantir que os dados de colaboradores e clientes estejam seguros.

2. Inteligência Artificial (IA)

Sem dúvidas, uma das principais tendências para 2022 e anos posteriores é a IA (Inteligência Artificial). Mesmo que esse modelo de tecnologia já seja amplamente utilizado no mercado, ela ainda promete ganhar bastante espaço, mediante a sua evolução constante e aprimoramento.

Um exemplo desse conjunto de tecnologias são os algoritmos advindos das redes sociais, que atualmente já conseguem identificar as preferências de um usuário navegando na rede, e assim, enviar anúncios e posts relacionados ao seu interesse.

Além disso, a Inteligência Artificial também promove a automatização de tarefas, tornando as atividades empresariais cada vez mais inteligentes. Podemos citar alguns exemplos, como:

  • Internet Banking;
  • Assistentes virtuais (Alexa e Siri);
  • Sugestão e personalização de serviços e produtos baseados em históricos de compras anteriores;
  • Mais previsibilidade no comportamento de clientes e consumidores.

3. Cloud Computing (Computação em Nuvem)

Em geral, a computação em nuvem tem ganhado bastante espaço no mercado nos últimos anos, e promete continuar sendo tendência. Isso porque se trata de uma tecnologia que permite guardar um grande volume de informações em nuvem, facilitando as atividades profissionais. Nesse contexto, podemos perceber o surgimento de novas modalidades de trabalho, como o famoso home office e o trabalho remoto.

Com essa digitalização, colaboradores e gestores podem acessar informações empresariais à distância, sem qualquer necessidade de servidores locais. Assim, os profissionais podem exercer as atividades de uma empresa sem estar presente. Basta apenas um dispositivo com conexão de internet para ter acesso à nuvem.

Conforme vimos, a tecnologia está cada vez mais presente nos contextos atuais, e à medida que o tempo passa, mais otimizações surgem para facilitar o nosso dia a dia. Portanto, agora que você já conhece 3 tendências tecnológicas para 2022, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o tema? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outros assuntos relacionados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.